Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

CISCO - Cozinha Tradicional: Um restaurante diferente em Almeirim

  • 333

Da televisão para Almeirim. Numa rua que é um hino à sopa da pedra, o CISCO – Cozinha Tradicional destaca-se pela diferença de ambiente e de propostas culinárias.

É importante explicar que o CISCO – Cozinha Tradicional está instalado em Almeirim, famosa capital da Sopa da pedra. Mas, este é um projeto diferente, que foi pensado para ser diferente e que se apresenta diferente, tanto na decoração, que foge à tradicional rusticidade, como nos pratos apresentados. O CISCO - Cozinha Tradicional é o sonho concretizado de Alexandre Albergaria. Um sonho que só possível graças ao concurso televisivo Guerra de Pratos, apresentado pelo chefe Alexandre Silva (LOCO) e por Cláudia Semedo. De forma surpreendente - para Alexandre Albergaria, pelo menos - conseguiu ir à final e conquistar a terceira posição. Esta classificação, que validou o seu talento na cozinha, foi o sinal que precisava para, finalmente, ter o seu próprio projeto gastronómico. Com o apoio de um grande amigo nasceu o CISCO – Cozinha Tradicional (Rua do Coruche, 121 A, Almeirim. Tel. 243 595 063).

É inevitável associar Almeirim à Sopa da pedra. Mas, ao entrar no CISCO isso é a última coisa que nos vem à mente. O espaço está decorado de forma simples, mas sofisticada, fugindo da típica imagem regional. As mesas estão dispostas de forma a que todos se possam sentar à vontade, privilegiando a intimidade e privacidade dos clientes.

O “dedo” do chefe Alexandre Albergaria é omnipresente. É ele quem decide a carta e assegura o trabalho da cozinha. E isso reflete-se, por exemplo, não só nos pratos escolhidos, de base tradicional, é certo, mas com todo um cuidado no empratamento e no bem servir. Ou seja, há uma atenção especial por parte do funcionário e o cuidado de tentar “casar” o vinho com a comida. De uma forma simples, o restaurante tenta transmitir “o amor do proprietário pela cozinha e pelos ingredientes utilizados”.

No meio de uma carta algo variada o problema reside na escolha. Quer uma sugestão? Comece pelos Cogumelos salteados (€3) e continue, ou para uma Sopa de tomate ou para as Bochechas de porco (€15,50), dois dos pratos mais emblemáticos do CISCO.

Uma dica. Vá com tempo (ou fome). As doses são “simpáticas” – ou consideráveis, como preferir – e, se não tem medo das calorias, não pode perder o Bolo de chocolate. Acompanhe com um bom vinho. Seja da região ou de outra parte do país. Porque essa foi uma das preocupações de Alexandre Albergaria. Ter uma carta de vinhos que fosse representativa das várias regiões vinícolas portuguesas. Mas com um cuidado: O de ter vinhos que habitualmente não estão presentes nas grandes superfícies. Para ajudar na escolha há sempre algumas referências de vinho a copo, que são frequentemente alteradas. O posicionamento do CISCO – um restaurante mais clássico – “não se coadunava com o tradicional jarro”, daí a opção de ter o vinho a copo.

O ter apenas oito meses de existência levou a que o chefe optasse por, nesta fase, manter a carta, solidificando a oferta. A ideia é, a partir de agora, ir variando, adaptando-a aos produtos da época. Existe também a vontade da nova carta também apresentar um mini menu de degustação.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!