Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Taberna do Padre Fontes: Sexta-feira supersticiosa em Montalegre

  • 333

Se gosta de celebrar ou assinalar a coincidência de um dia 13 se juntar a uma sexta-feira, então não há melhor sítio para ir do que Montalegre. Aqui, a celebração faz-se a preceito, centrada nos azares, bruxedos, contos, lendas e locais sombrios da memória “que nos confundem os passos e escurecem a lógica”, como esclarece a organização que, todas as sextas-feiras, 13, do ano faz a festa junto ao castelo desta vila transmontana.

Envolta em mística e superstição, a vila celebra com música e teatro que animam o centro de Montalegre ainda antes de anoitecer e se prolongam madrugada fora. Conheça todo o programa das festas no site dedicado à sexta-feira 13 em Montalegre.

E porque a coragem de enfrentar os próprios medos vai melhor de barriga bem aviada, e na região abundam os bons exemplares da cozinha tradicional transmontana, o Boa Cama Boa mesa sugere uma paragem na Taberna do Padre Fontes (Zona Industrial, Lote 1, Montalegre. Tel. 935 125 010), que se inspira no nome de uma das mais proeminentes figuras associadas aos mistérios cultivados nesta região.

Nesta casa, o ambiente e a cozinha são regionais e acolhedores, com duas fontes de calor a ajudarem a acalentar o frio também típico da zona e do mês de janeiro.

Para aquecer, nas especialidades destaca-se o inevitável fumeiro, produzido na casa, entre alheiras, chouriças, chouriços, salpicão e presunto, mas também pratos confecionados no forno a lenha, como o Arroz de miúdos de cabrito, o Cabrito assado, a Vitela assada e ainda o Cozido à Barrosã.

Esta noite, por sorte ou azar, a casa funciona apenas por marcação prévia.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!