Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Pousadas Gastronomic Week: Portugalidade à mesa por €20

  • 333

De 18 a 27 de novembro, a rede das Pousadas de Portugal promove uma semana gastronómica que pretende simbolizar a portugalidade, através de um menu (entrada, prato e sobremesa), que reflete o melhor de cada região.

De norte a sul, 27 restaurantes das Pousadas de Portugal, assumem-se como emblema da gastronomia regional, entre os dias 18 e 27 de novembro. Trata-se de mais uma edição da iniciativa “Pousadas Gastronomic Week”, um evento gastronómico que apresenta um Menu Especial, composto por uma entrada, prato principal (peixe ou carne) e sobremesa, pelo valor fixo de €20 (sem bebidas). Apesar de não estar integrado numa das unidades da rede, o restaurante Casa do Leão, no Castelo de São Jorge, também participa na iniciativa.

Mediante reserva antecipada, as mesas das pousadas propõem sugestões variadas que pretendem refletir a diversidade da gastronomia regional. Cada restaurante apresenta uma proposta diferente, disponível ao almoço e ao jantar, reforçando a “estratégia de simbolizar a Portugalidade através da gastronomia”, nas palavras de Frederico Costa, administrador das Pousadas de Portugal.

Na Pousada Serra da Estrela, o menu preparado sugere Creme de castanha com abóbora, como entrada, seguido de Truta recheada com presunto e migas de grelos ou Arroz serrano (O nosso arroz malandrinho com enchidos das beiras e vitela aromatizado com baga de Zimbro), e Queijada serrana com cremoso de morango e amêndoas caramelizadas, como sobremesa. Já na minhota Pousada Mosteiro de Amares, as propostas começam com Caldo Verde à Moda do Minho, seguem com Filetes de polvo com arroz feijão e grelos ou Lombinhos de porco grelhados com batata corada e grelos salteados e fecham com a famosa Torta de laranja de Amares com granizado de citrinos. Às portas de Lisboa, o restaurante Cozinha Velha, da Pousada Palácio de Queluz, oferece Creme de cogumelos da época com crocante de pão, Arroz de tamboril com gambas ou Bife à Portuguesa e o icónico Pudim marfim com molho silvestre.

No Alentejo, a Pousada Convento de Arraiolos aposta na Sopa de tomate com ovo de codorniz estrelado e orégãos, Coentrada de cação ou Bochechas de porco confitadas em vinho tinto, puré de couve e abóbora adocicada e Pastel de toucinho nas sobremesas, enquanto na Pousada Castelo de Estremoz as apostas são Canja de Amêijoa com hortelã da ribeira, Lombo de bacalhau com picado de tomate, pimentos, coentros e regado com azeite, nos peixes, ou Lagartos de porco preto com migas de batata no pingo de linguiça e esparregado de nabiças, nas carnes. A refeição termina com Sericá com ameixas d´Elvas.

Consulte os restaurantes participantes e os respetivos menus especiais da iniciativa “Pousadas Gastronomic Week” na página das Pousadas de Portugal.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!