Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Sabores do Mar Português em Santarém

  • 333

O convite é igualmente o mote do Festival Nacional de Gastronomia: 12 dias para descobrir Santarém enquanto se prova Portugal.

Está de regresso à Casa do Campino o Festival Nacional de Gastronomia de Santarém. Esta edição, a número 36, centra pela primeira vez todas as atividades na descoberta d'Os Sabores do Mar Português, nas 12 tasquinhas e demais expositores presentes no recinto. Há também um outro restaurante, oportunamente chamado Lucky 13, onde se aposta nos valores para o futuro da gastronomia com a apresentação de nove jantares de degustação a quatro mãos, com menus completos com o valor de €35.

Cada um dos dias do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém - a decorrer entre 21 de outubro e 1 de novembro - é dedicado a um ou mais produtos emblemáticos de cada um dos nove municípios convidados pela organização. O peixe fresco, seco, as conservas, os mariscos, as algas ou o sal vão assim dominar cada um dos dias, com degustações enogastronómicas, demonstrações de Cozinha, workshops, cursos de vinho e provas.

Além das tasquinhas tradicionais, o restaurante Lucky 13 é razão suficiente para mais do que uma visita ao Festival Nacional de Gastronomia de Santarém. Cada jantar será apresentado por um chefe de cozinha nacional e por outro chefe convidado. Do programa fazem parte Gonçalo Costa e Liliane Florêncio, responsáveis pelo conceito Chef Food Truck, em São Paulo. Este ano, vão inaugurar um novo projeto, na região de Santarém.

Rodrigo Castelo é o chefe da Taberna Ó Balcão, que se vai juntar com Filipe Pina do Grupo José Avillez e que habitualmente se encontra na cozinha do Belcanto. Já Vasco Coelho Santos passou pelos restaurantes Tavares e Pedro Lemos, preparando-se para abraçar um novo projeto no Euskalduna, onde também Nuno Brás colabora.

Igor Martinho apresenta-se no Festival em representação do restaurante Mãe Luísa, de Santarém e Hélder Diogo, chefe cozinheiro do ano 2000 leva na bagagem a participação habitual em publicações de revistas de culinária. João Simões, do restaurante Casta85 é outro dos convidados, bem como Manuel Bóia em representação do lisboeta Bica do Sapato.

Na lista aparecem ainda Manel Lino, em representação do recém inaugurado Trio, João Correia como co-fundador e chefe executivo do Dois Petiscos, em Santarém e Diogo Lopes, o atual sub-chefe de pastelaria no Hotel Penha Longa Spa & Golf Resort, em Sintra. André Santos representa o restaurante Pigalle de Santarém, João Duarte o Sushi Bar do restaurante Bica do Sapato, Telmo Moutinho o Alma de Henrique Sá Pessoa. Terminam a lista Hugo Brito do Boi-Cavalo Restaurante e Francisco Magalhães do Centro e Quatroº, em Lisboa.

As entradas diárias no Festival têm o valor de €2 e podem ser adquiridas no Complexo Aquático de Santarém, no Posto de Turismo ou à entrada do Festival.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!