Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Mar Adentro ou cozinhar ao sabor das marés no Bela Vista Hotel & Spa

  • 333

Mar Adentro, em 2015

Paulo Barata / Amouse Bouche

Depois do sucesso da primeira edição, o restaurante Vista, do Bela Vista Hotel & Spa, na Praia da Rocha, em Portimão, prepara um regresso em grande, com muitas estrelas da cozinha nacional.

Tome nota na agenda: 14 e 15 de outubro. Nestes dias, o Bela Vista Hotel & Spa, magnificamente localizado no alto da falésia, na Praia da Rocha, em Portimão, vai encher-se de estrelas. Mais especificamente, de várias estrelas da cozinha portuguesa, que se juntam para dois jantares – certamente memoráveis – preparados “ao sabor da maré e dos caprichos do mar”.

Depois do sucesso da primeira edição, realizada em 2015 (pode ler aqui a reportagem Boa Cama Boa Mesa), o restaurante Vista, liderado pelo chefe João Oliveira, volta a receber a iniciativa Mar Adentro, em parceria com a Amuse Bouche. O objetivo é simples, mas muito ambicioso: “Homenagear o mar com um evento em que se mergulha na sustentabilidade, e em que é o mar que decide o Menu…”

Para além de João Oliveira, o anfitrião dos jantares Mar Adentro, os chefes convidados são desafiados a criar pratos de raiz, ao sabor da maré e dos caprichos do mar. Os estrelados e várias vezes premiados João Rodrigues (Chef do Ano e Garfo de Platina, na edição 2016 do guia Boa Cama Boa Mesa), Leonel Pereira (Chef do Ano e Garfo de Platina, na edição 2015 do guia Boa Cama Boa Mesa), Miguel Rocha Vieira, Arnaldo Azevedo, Alexandre Silva e Rui Silvestre são os nomes ilustres que vão ocupar a cozinha do restaurante Vista. “Propus-lhes o desafio de cozinharem de forma espontânea, mais criativa e de improviso, pois esse é também o prazer puro e duro de cozinhar, de que nem sempre podemos desfrutar devido à pressão inerente ao nosso trabalho. Só saberemos um dia antes o que o mar nos trouxe para trabalhar e, a partir daí, iremos desenvolver os nossos pratos, podendo ter que usar peixes mais ou menos nobres”, explica João Oliveira. Mais uma vez, o grande cúmplice do festival Mar Adentro é Pedro Bastos, da Nutrifresco, responsável pelos peixes e mariscos que os chefes vão ter à disposição.

Tal como em 2015, o champanhe também é parte integrante do menu. No caso específico, os pratos servidos na primeira noite (14 de outubro) vão ser harmonizados com champanhes, nomeadamente, os da casa Henri Giraud. Na segunda noite, os escanções de serviço - Miguel Martins, do restaurante Vista, e António Lopes, do hotel Conrad Algarve – vão propor vinhos biológicos nacionais e internacionais.

Cada jantar, com início às 19h30, custa €150 por pessoa, com água, vinhos e café incluídos, e é exclusivo para 30 participantes por noite. Para que possa escolher a sua noite preferida ou para ter a certeza de que não quer perder qualquer um dos jantares, fica a lista dos chefes portugueses presentes na segunda edição da iniciativa Mar Adentro: Na primeira noite, a 14 de outubro, vão estar na cozinha, Alexandre Silva (LOCO, em Lisboa), Rui Silvestre (Bon Bon, no Carvoeiro), João Rodrigues (Feitoria, em Lisboa), e Arnaldo Azevedo (Palco, no Porto). Na noite de sábado, dia 15, a criatividade fica a cargo dos chefes Miguel Rocha Vieira (Fortaleza do Guincho, em Cascais), Leonel Pereira (São Gabriel, em Almancil), e Carlos Fernandes (chefe de pastelaria do LOCO). Repetente nesta nova edição será também Manuel Maldonado, responsável pelo projeto Ostraria.

Para reservas e/ ou mais informações deve contactar o Bela Vista Hotel & Spa, através do telefone 282 460 280, ou do email restaurante@hotel-belavista.com.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!