Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Os 10 restaurantes mais amigos do ambiente

  • 333

Pelo terceiro ano consecutivo, o guia Boa Cama Boa Mesa avaliou as práticas ambientais sustentáveis na hotelaria e na restauração

Exemplos a seguir, no que à sustentabilidade diz respeito, estes dez restaurantes prezam o ambiente e prestam um serviço mais verde. O Indicador de Sustentabilidade Ambiental, desenvolvido, pela primeira vez, em 2014 pela Sociedade Ponto Verde (SPV), em exclusivo para o guia Boa Cama Boa Mesa, vem reconhecer, pelo terceiro ano consecutivo, os restaurantes e hotéis nacionais que, através do consumo racional de água, da poupança de energia, da gestão de resíduos, entre outras medidas, promovem, no exercício da sua atividade, práticas ambientais sustentáveis.

Restaurante da Herdade do Esporão – 4,8
Um exemplo clássico mas funcional da política de gestão ambiental dos 3Rs. Nesta herdade aplica-se a "Redução, Reutilização e Reciclagem", dando especial primazia à redução. Na hora de comprar, dá-se preferência a produtos com menor embalamento possível ou que utilizem maiores quantidades de material reciclável. Reduziram o plástico, eliminando as garrafas de água, e reaproveitam até à exaustão caixas e paletes e até na construção das vias de acesso usam pedras retiradas das vinhas para pavimentação.
Herdade do Esporão, Reguengos de Monsaraz. Tel. 266 509 280

Open Brasserie Mediterrânica – 4,8
Apresentam um novo conceito gastronómico que tem como um dos valores centrais a sustentabilidade. Apostam num menu à base de alimentos saudáveis, de produção biológica e adquiridos no mercado local. Acrescentam ainda a filosofia de sustentabilidade à mesa, através do projeto Água Inspira. Esta água é filtrada e engarrafada em vidro reciclado. As vendas revertem para a Pump Aid, uma organização não-governamental que leva água potável a aldeias da África Subsariana, através da construção de bombas de água, as 'Elephant Pump'.
Rua de Santa Marta, 48, Inspira Santa Marta Hotel, Lisboa. Tel. 918 992 860

Pedro Lemos – 4,7
Tem uma pequena horta biológica no telhado do restaurante, este premiado chefe, construída pela empresa portuense Noocity, que aposta num sistema de sub-irrigação chamado "growbed". Dali saem alguns micro legumes que utiliza nas confeções diárias da casa. Tudo para enaltecer o sabor autêntico dos ingredientes.
Rua Padre Luís Cabral, 974, Porto. Tel. 220 115 986

Alquimia – 4,6
Sempre que possível, há cogumelos na carta deste restaurante no H2otel Congress & Medical Spa, não fosse o chefe um verdadeiro alquimista na transformação deste produto. A sala é vasta, luminosa, com vista para a inspiradora serra da Estrela e a ementa constituída por duas opções: à carta ou em serviço de buffet.
Avenida das Termas, Unhais da Serra. Tel. 275 970 020

Degust'AR – 4,6
Numa sala elegante e apoiado num excelente serviço de vinhos, a ementa do restaurante, sem exageros cénicos ou técnicas galácticas. Em menu de degustação ou à carta, que também disponibiliza uma secção para partilhar, o Alentejo apresenta-se bonito, elegante, sem ser extravagante. Privilegia a utilização de produtos produzidos nas quintas da região.
Hotel M'AR De AR Aqueduto, Rua Cândido dos Reis, 72, Évora. Tel. 266 740 700

Il Gallo D'Oro Funchal – 4,6
Benoît Sinthon leva à mesa o requinte da cozinha aromática, sempre com inspiração mediterrânica. Os ingredientes provenientes da própria ilha da Madeira fazem com que os produtos frescos tenham um papel fundamental nas propostas que leva à mesa. Os pratos combinam ingredientes locais com outros de várias regiões.
The Cliff Bay, Estrada Monumental, 147, Funchal. Tel. 291 707 700

Ocean – 4,6
Garantem que em cada criação o produto é o rei, define o menu, evocando uma descoberta, ou uma abordagem nova. Após seleção criteriosa, de acordo com a sazonalidade e identidade cultural, o produto é estudado e compreendido, para depois ser explorado em todas as dimensões.
Vila Vita Parc, Alporchinhos. Tel. 282 310 200

Toca da Raposa – 4,6
Os produtos certificados, a carne de raça biológica e os legumes dos terrenos ao lado do restaurante ajudam na excelência do resultado. Verdadeiramente impressionante é a garrafeira, com as melhores referências do Douro e vinhos que pouca gente conhece.
Rua da Praça, 72 A, Ervedosa do Douro. Tel. 254 423 466

Viva Lisboa – 4,6
São fundamentais na conceção dos menus os produtos frescos, de época e, preferencialmente, de origem nacional. Pratica-se uma cozinha de autor que aposta na vanguarda, investigação e criatividade. Os pratos são, como seria de esperar, de fusão, com uma aposta nos produtos frescos.
Neya Lisboa Hotel, Rua D. Estefânia, 71, Lisboa. Tel. 213 101 801

Paços da Rainha – 4,5
A sala do restaurante foi decorada com bom gosto, classe e caráter. As cores cinza, branco, preto e os amarelos das cadeiras dão as boas-vindas a uma casa que se destaca por si própria, com gastronomia de assinatura e pratos surpreendentes. Aproveite um passeio pelas frondosas matas da propriedade.
Palace Hotel Monte Real, Rua de Leiria, 1, Monte Real. Tel. 244 618 900

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!