Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Come Prima: A “Excelência Italiana” do nepalês Tanka Sapkota

  • 333
1 / 11

2 / 11

3 / 11

4 / 11

5 / 11

6 / 11

7 / 11

8 / 11

9 / 11

10 / 11

11 / 11

Começam a ser pequenas as paredes do restaurante para tanto prémio. Nos últimos meses receberam três. A comemoração fez-se com pratos novos, criados com produtos portugueses

Começam a ser pequenas as paredes do restaurante para tanto prémio. Nos últimos meses receberam três. A comemoração fez-se com pratos novos, criados com produtos portugueses

Já lá vão três distinções. Todas atribuídas por instituições italianas ou pelo governo de Itália. Este ano há uma outra a acrescentar, o que confirma a excelência deste Come Prima, o restaurante italiano criado pelo nepalês Tanka Sapkota em 2001 quase no centro de Lisboa, na Rua do Olival. Desta vez o galardão recebido é o de Excelência Italiana, e foi entregue pelo Eccellenze Italiane, uma instituição sem fins lucrativos criada em 2001 por Rossana Pace, destinada a promover Itália fora de portas.

Junta-se este prémio ao certificado da Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN), galardão este que é considerado a estrela Michelin das pizzas (e que Tanka Sapkota recebeu a dobrar, uma vez que o seu outro restaurante, o Forno d’Oro, também ostenta o galardão) e ainda o prémio de Hospitalidade Italiana, chamado Ospitalità Italiana, e que é entregue pelo governo de Itália.

A excelência da gastronomia italiana é assim atestada a um chefe que apesar de ter nascido no longínquo Nepal acolheu a cidade de Lisboa a que já chama sua, apresentando comida italiana nas suas criações, sendo, ao mesmo tempo, um acérrimo defensor da identidade portuguesa e dos produtos nacionais. A excelente garrafeira dos dois restaurantes que comanda é uma prova disso. As cartas também, em especial a nova, apresentada dia 26 de Janeiro como forma de comemorar os prémios recebidos.

Para provar no Come Prima há a partir de agora várias propostas essencialmente com mariscos nacionais. Tanka Sapkota propõe que a refeição começe um um salpicado de mexilhões como entrada, simples, mas pleno de sabor, apenas temperado a gosto com limão. Nas pastas as novidades começam com o spaghetti nero com gambas do Algarve e percebes das Berlengas, uma verdadeira surpresa, plena de sabores e de portugalidade.

Os ravioli acompanham com santola, batata e queijo de cabra abafado da Serra de Serpa, o rigatoni é servido com ragu de porco preto Alentejano de bolota. Cozido a baixa temperatura com tomate, ervas frescas e também com queijo de cabra abafado da Serra de Serpa. Há outras propostas na carta, como o spaghetti com amêijoa de Óbidos e vinho branco e ainda spaghetti nero com carabineiro.

Os clássicos pratos que trouxeram a fama ao Come Prima, bem como as irrepreensíveis pizzas feitas no magnífico forno à vista dos clientes vão continuar, bem como as sobremesas tradicionais italianas, e os gelados, feitos na casa a partir das mais frescas frutas apanhadas nos campos verdes do País.

Come Prima
Rua do Olival, 258
Lisboa
Tel.: 213 902 457

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!