Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Restaurante do dia: Endògenos valorizam berbigão no Clube de Jornalistas

  • 333
1 / 5

2 / 5

3 / 5

4 / 5

5 / 5

O berbigão é o ingrediente estrela da na 10ª edição do projecto Endògenos que hoje se senta à mesa do Clube de Jornalistas para jantar. 

O berbigão é o ingrediente estrela da na 10ª edição do projecto Endògenos que hoje se senta à mesa do Clube de Jornalistas para jantar.

O berbigão é a iguaria redigida e proclamada pelo chefe Ivan Fernandes nesta 10ª edição do projecto Endògenos, esta quarta-feira, pelas 19h30. Um evento que visa promover, valorizar e dinamizar uma espécie autóctone, desta feita proveniente do mar e rias portugueses.

O ingrediente-chave desta edição é cem por cento nacional e selecionado desde a sua origem, proveniente da empresa Aki D’el Mar Mariscos, das Caldas da Rainha até chegar à mesa do restaurante Clube de Jornalistas, em Lisboa.

A harmonia vínica do jantar é da responsabilidade da Oficina do Vinho, loja de Campo de Ourique que retoma a venda de vinho a granel, como noutros tempos. Nesta 10ª edição do Endógenos apresenta vinhos brancos e tinto diretamente do produtor.

Experiências enogastronómicas lusas
O chefe residente do Clube dos Jornalistas é o responsável pela criação dinâmica, autêntica e sofisticada de um conjunto de pratos com esta espécie bivalve, abundante na zona costeira do nosso país.  Ivan Fernandes, de nacionalidade brasileira, que se define como “historiador de formação, cozinheiro de opção”, revê na comida e nas suas receitas uma forma de expressão, onde relembra, de forma afectiva, um mundo de situações, amigos e pessoas.  

Já o Clube de Jornalistas, que acolhe o repasto, é um espaço lendário e acolhedor, fundado em 1983 e renovado com um novo conceito em 2010.

Quanto ao projeto Endògenos interpreta experiências enogastronómicas com o objetivo de preservar, dignificar e valorizar os produtos endógenos alimentares portugueses, provenientes da terra e mar, e suas regiões de origem.

O jantar custa €30 por pessoa e é limitado às primeiras 30 reservas, que podem ser feitas através do email: nn@nunonobre.com

Bom apetite!

Clube de Jornalistas
Rua das Trinas, 129
Lisboa
Tel.: 213977138

E Mais!
Restaurante do dia: Descobrir a Taberna Ó Balcão
Restaurante do dia: Jantar cervejeiro no Porto Beer
Restaurante do dia: Hoje, o pai não paga!

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook!
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.