Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Restaurante Solar dos Presuntos: 40 anos de bem servir

  • 333
Açorda de lavagante
1 / 8

Açorda de lavagante

2 / 8

3 / 8

Arroz de choco
4 / 8

Arroz de choco

Pedro e Evaristo Cardoso
5 / 8

Pedro e Evaristo Cardoso

6 / 8

7 / 8

8 / 8

Em outubro, o restaurante completa quatro décadas de existência, dedicadas à arte de bem receber e melhor comer.

Em outubro, o restaurante completa quatro décadas de existência, dedicadas à arte de bem receber e melhor comer.

Bacalhau à Gomes de Sá, Arroz de cabidela, cozido e cataplana de cherne são alguns dos pratos com dia fixo no Solar dos Presuntos. Mas, há mais. Muito mais, na ementa de um espaço que se habituou a ser uma referência gastronómica de Lisboa, a partir das boas e robustas influências da cozinha do Alto Minho, como é bom exemplo, o Cabrito à Monção. Um dos ícones da cozinha é, no entanto, a Açorda de lavagante, mas a oferta inclui pratos sazonais como a lampreia e o sável, razão para verdadeiras romarias. O preço médio da refeição, sem vinhos, situa-se entre €30 e €40.

O comer bem e bom pertence à categoria dos afetos. E os afetos implicam que sejamos corteses, afáveis e calorosos. Eis porque quem entra nesta Casa, entra na sua Casa.” É desta forma que o restaurante se apresenta ao mundo. Ao mundo porque a sua fama e o proveito de quem lá se senta é já universal. Chegam comensais de todo o planeta, que se juntam, diariamente, personalidades reconhecidas do mundo da política, do espetáculo e, principalmente, do futebol. As provas estão expostas pelas paredes do Solar dos Presuntos, premiado em 2014 pelo guia Boa Cama Boa Mesa, com um Garfo de Ouro. Um prémio que assinala também os 40 anos de existência deste restaurante, liderado com “amor e carinho” por Evaristo Cardoso e família. A aventura, recorde-se, começou, a 30 de outubro de 1974, com uma pequena sala, com lugar para atender seis clientes ao balcão e mais 12 à mesa. A boa fama, resultado da excelente cozinha minhota, passada de sogra para nora, e a qualidade dos produtos fizeram com que o restaurante ganhasse estatuto e um lugar de destaque no panorama restaurativo da capital. Esta é uma história que se cruza, dia após dia, ao longo de quatro décadas, com a da família Cardoso e que já teve direito a ser contada em livro.

Aqui, domina a excelência. Do serviço, da comida e da garrafeira, incluindo a oferta de vinho a copo, que mereceu uma nota de 3,9 (máximo de 5), que corresponde a um Serviço de Qualidade, atribuída pelo guia Boa Cama Boa Mesa, em parceria com a ViniPortugal. Uma história que se cruza, dia após dia, ao longo de quatro décadas, com a da família Cardoso e que já teve direito a ser contada em livro. Bem-haja, Sr. Evaristo!

Restaurante Solar dos Presuntos
Rua Portas de Santo Antão, 150
Lisboa
Tel.: 213424253

E Mais!
Varanda do Ritz: Menu português, com certeza!
Restaurante Alfândega: Batalhas e contos à mesa

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook!
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico