Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Villa Silene: conheça o primeiro hotel português para motards

  • 333

Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela esconde-se, discreto, o primeiro alojamento Bikers Friendly de Portugal. A ocupar uma quinta agrícola de início de século XX, é um espaço de natureza onde motociclistas (e as próprias motas) encontram um espaço seguro, familiar e descontraído para parar entre viagens

Quem vive em cidades pequenas, daquelas onde ainda existe estacionamento facilitado, quase de certeza que conheceu alguém que se levantava meia dúzia de vezes durante um café “para ver o carro”. O ritual é sempre o mesmo: para-se o carro o mais perto possível do sítio onde acontece o convívio (e se for preciso dão-se três voltas ao quarteirão até encontrar o lugar ideal), trancam-se as portas a uma distância razoável, confirma-se pelo menos duas vezes que o fecho centralizado cumpre a sua função, avança-se dois passos e deita-se um último olhar à viatura antes de entrar. Depois, uma dança de senta-levanta durante toda a noite só para confirmar que está tudo bem com o carro. Que está quase sempre.



Curiosamente a malta da motas, veículo muito mais propenso a roubos descarados, sempre se mostrou mais tranquila com o seu transporte. Eles que são os que param sempre à porta, confiam na Humanidade, sabem que não somos todos corajosos das duas rodas. Sabem, sobretudo, que ser "biker" é um estado de espírito que não assiste à maioria.



Aquilo com que os motociclistas mais sofrem é com a reputação estereotipada que insistem em atribuir-lhes e que lhes corta, muitas vezes, o acesso a locais públicos como hotéis e restaurantes. Injustamente, garantem. O perfil do motociclista clássico, dizem, é o de alguém que gosta de viajar com o vento na cara e que procura para si um lugar calmo e limpo onde possa descansar e ter a sua moto em segurança”. O resto é conversa de telejornal.

A Villa Silene, no sopé da Serra da Estrela, na simpática vila do Tortosendo, é um turismo de habitação que nasce do sonho de ter uma unidade hoteleira que recebe os motociclistas em ambiente familiar. Inserida numa propriedade agrícola de início do século XX, os antigos estábulos foram convertidos em quatro quartos temáticos e um alojamento familiar (desde €65 com pequeno-almoço incluído) e o edifício principal numa grande área comum de convívio, com uma sala de estar e jantar com uma mesa corrida para partilhar refeições entre todos.

No exterior, além do jardim com piscina, encontra-se o estacionamento e a oficina de motas, um espaço onde se pode deixar o veículo a pernoitar em segurança e fazer pequenas reparações mecânicas na hora (há ferramentas para todo o tipo de necessidades). Para problemas técnicos mais avançados, como mudanças de óleo ou substituição de pneus, o hotel tem uma parceria com uma oficina local que se encarrega de pôr tudo a funcionar e pronto para seguir caminho.



Durante a estadia, é oferecido aos hóspedes um roteiro da região desenhado especialmente para quem viaja em duas rodas, sendo a Villa Silene um bom poiso de descanso para uns dias passados a explorar a paisagem serrana.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!