Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

A admirável magia do Carmo's Boutique Hotel

  • 333

Mal se chega à receção, o primeiro convite: “Seja bem vindo ao Carmo's! Quer sentar-se naquela mesinha e beber um flute de espumante?”. “Que bonito recanto... E tem vista para o jardim! Claro que sim...”. Agradece-se a simpatia e admira-se o multifacetado salão comum, que é também onde se servem os pequenos-almoços, as refeições a pedido, onde se lêem livros e onde muitas outras coisas... Está diferente, já sem as molduras sem retrato, menos castanho e mais claro. Continuam os livros, os instrumentos de música, os vinhos e lustres refinados em ameno “diálogo”.

Chave de Ouro no Guia Boa Cama Boa Mesa 2017, o Carmo's Boutique Hotel (€187 a €352), em Ponte de Lima, é muito mais do que um hotel: é uma forma diferente de pensar hotelaria. Não apenas pela simpatia excecional, mas também pelo enquadramento místico do lugar, disfarçado pela vegetação e namorando a serra.


Depois de entrar, dificilmente se sai sem uma nova paixão. Isto porque, aqui, eleva-se a noção de experiência a outro patamar. Dormir aqui é, já de si, uma experiência única. Aos 12 quartos Prestige e três suites (também com nova decoração, mais alegre, espelhada e luminosa) somam-se duas novas e espetaculares Tendas Suite Deluxe (a terceira está em construção). Como estão a uma altitude superior, beneficiam de uma vista ainda mais sublime! Não são bungalows, vêm com madeira e tecido, mas são bastante cómodas e luxuosas, mostrando detalhes “africanos”, sofás, telescópios, banheiras com vista panorâmica e varandas apetecíveis. É favor ligar quando despertarmos do sonho... Durma bem e acorde ainda melhor, a tempo dos produtos caseiros e frescos servidos com trajes típicos e um sorriso, ao pequeno-almoço.

Mundo Mágico e novo SPA
Desça os jardins até começar a ver árvores cheias de flores. Sim, algo se passa... Dá pelo nome de Mundo Mágico e é composto por um salão de chá e uma casa de bonecas. Assim mesmo, uma casa de bonecas. Entre no pequeno salão de chá, em madeirinha, e espante-se! Enche-se de caixas de música e mini-carrosséis. A ideia é, por volta das 17h00, acenderem-se mil e uma luzes, acionarem-se as caixas e começar tudo a girar, enfeitando de magia o chá das cinco. A outra casa está a ser preenchida por uma coleção de bonecas, secretárias da escola primária e circuitos de combóios. Como explica a proprietária, Maria do Carmo, a ideia destas casinhas “não é ganhar dinheiro, mas despertar a criança” que há nos adultos. Fazê-los sonhar nem que seja durante meia hora. E isso não há dinheiro que pague.

A vertente de welness já era importante no Carmo's Boutique Hotel (Rua Santiago da Gemieira, Gemieira, Ponte de Lima; Tel. 258938743). No Divino Spa, a piscina e os tratamentos exclusivos são um must. Da massagem de aromoterapia com óleos orgânicos essenciais quentes, ervas e plantas até ao Banho Ritual Cleópatra, com leite de cabra puro ou aos banhos de imersão preparados no quarto. É só escolher como pretende ser feliz. Mas agora vai nascer outra pérola, o Natura Spa, usando cobre e os materiais das tendas. Será um templo distinto, muito light e embelezado por um lago. Destina-se a tratamentos distintos, onde cabem banhos de óleo e massagens de inspiração indiana, com pindas ou gotas de óleo.

Vinhos e passeios
Ciente da importância de Baco, esta unidade tinha aberto a sua Oficina do Vinho, para provas de vinho com degustações de produtos regionais ou mini-ceias. Continuam a convidar-se produtores da região para darem a conhecer as melhores referências deste terroir. Entre o fogão a lenha, pipas e candelabros.
Desengane-se, o encanto do Carmo's está muito longe de findar aqui. Já ouviu falar da piscina exterior, das day-beds espalhadas pelos relvados, da pintura em tela no jardim, do cinema ao luar, na companhia da fogueira, da manta e de um Porto? Soam a familiar os piqueniques na vinha ou nas margens do rio Lima e os jantares-surpresa em lugares imprevisíveis, que podem sair da cabeça da proprietária? Se não, pode também tomar nota do adorável pónei que faz o gáudio dos mais novos, dos passeios de charrete pela ecovia e de uma nova experiência, disponível em breve: passeios de barco com degustações no rio Lima. Será recriada a “água-arriba”, embarcação que antigamente fazia o transporte de pessoas, mercadorias e animais no rio Lima.

É desta vontade imensa de fazer diferente, de fazer muito num curto espaço, que resulta este boutique hotel fascinante. Um hotel que não dorme à sombra das distinções e procura renovar-se, reinventar-se e surpreender a cada ano. Sobretudo, um hotel liberto de cinzentismos, que assume a sua brilhante diferença. Um espaço de liberdade, de cultura, imaginação e muito horizonte.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!