Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Casa do Terreiro do Poço: dormir num antiquário de luxo

  • 333

Um solar centenário acabou convertido numa guesthouse requintada onde, em Borba, se encontram a arte antiga, a cultura regional e a riqueza patrimonial do Alentejo

Num momento em que os novos hotéis parecem todos ter embarcado na tendência universal da decoração minimalista, encontrar uma casa que não tem medo de preencher todos os espaços vazios com peças de antiquário é uma grande alegria para os olhos, que a cada mudança de direcção encontram qualquer coisa com que se entreter.

A Casa do Terreiro do Poço, em Borba - onde o Alentejo se mostra no seu estado mais puro - rasga a convenção e ocupa as suas mais de 30 divisões com mobiliário antigo, frescos, azulejos centenários e arte que se juntam no mesmo espaço para elogiar o património cultural da região.

Rita e João Cavaleiro, os cérebros por trás da ideia, percebem muito do assunto, não fossem também os donos de uma das lojas de antiguidades mais badaladas da cidade e os melhores conselheiros de quem procura peças com história e de valor acrescentado. Juntos recuperaram um solar do século XVIII e transformaram-no numa guesthouse com 14 quartos decorados a preceito, um dos quais a ocupar o espaço da antiga cozinha, com o chão ainda em azulejo e um fogão a servir de mesa de cabeceira.

A piscina e o jardim, no verão, e a sala de estar, no inverno, são as áreas de convívio mais concorridas, mas para quem não fica satisfeito com um fim de semana de papo para o ar, há oficinas de antiguidades organizadas pelos anfitriões e bicicletas para ir explorar as redondezas.

Estando em terra de bom vinho, vale bem a pena alinhar numa das provas organizadas na casa em parceria com as adegas locais.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!