Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Mergulhar numa piscina cheia de água… do Luso

  • 333

O calor insiste em não deixar o outono entrar, com os dias a pedirem piscinas e sombras frescas. Enquanto não tira a roupa de lã do armário, aproveite para redescobrir o Grande Hotel de Luso

O ano era o de 1940 e, ao abrir as portas ao público, num livro sobre o Grande Hotel de Luso, o Coronel J. Corrêa dos Santos não hesitou ao escrever que “A estância termal do Luso constitui uma das maiores riquezas com que a Natureza dotou o nosso país”. Nascido de uma iniciativa da Sociedade da Água de Luso, era na o Professor Fernando Bissaya Barreto o Presidente do Conselho de Administração da Sociedade da Água de Luso, e achava que era a transformação do Luso que de há muito se impunha.



Quando foi inaugurado em 27 de Julho de 1940, o Grande Hotel de Luso tinha a obrigatoriedade de ter uma piscina, para funcionar como cartão-de-visita da região termal. De dimensão olímpica, foi desenhada, tal como todo o edifício do hotel, pelo arquiteto Cassiano Branco, considerado como a mais poderosa e inventiva personagem do modernismo da arquitetura em Portugal, igualmente autor do Portugal dos Pequenitos em Coimbra.



Recentemente remodelado, pelo Atelier Reimão Pinto, respeitando sempre a identidade e o espaço arquitetónico original do edifício, potenciou os elementos modernistas, com apontamentos Art Déco. O resultado é um hotel quase mágico, uma verdadeira viagem ao passado, sem nunca perder a originalidade, a estética e, principalmente, o conforto.

A piscina, de grandes dimensões do Grande Hotel de Luso, ocupa o espaço central do hotel e apresenta-se como um dos locais a visitar e a utilizar, não fosse a água classificada em 1903 por Charles Lepierre como “água muitíssimo pura". Caso opte por não mergulhar, aproveite o jardim para um passeio ou faça um merecido repouso debaixo das árvores, afinal de contas, vizinhas da Mata do Bussaco.



Com 132 quartos (a partir de €80), o Grande Hotel de Luso (Rua Doutor José Cid de Oliveira, 86, Luso. Tel. 231 937 937) tem ainda tratamentos de assinatura na área termal, com Programas Exclusivos, Rituais de Rosto e de Corpo, e até Rituais de Banho com Experiência a Dois. O SPA tem sete salas de tratamento, uma Zona de relaxamento e uma zona de excelência para experiências aquáticas e de calor, a “Acqua Sensations” que integra uma piscina interativa com camas de hidromassagem, jatos bico de pato, de cascata e de massagem subaquática, bem como Sauna, Hamman e Duche sensações com cromoterapia e fragrâncias.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!