Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Casas do Pátio: Sopas e descanso

  • 333

Rodeadas pelas serras, as Casas do Pátio convidam a mergulhar no interior do país. Das termas às vinhas, são meia dúzia de passos

A placa de ardósia em cima da bancada da cozinha dá as boas vindas. Há limonada fresca e biscoitos caseiros para uma pequena pausa, à chegada, para que a experiência seja completa. A ideia é, literalmente, estar em casa longe de casa. As Casas do Pátio - Country Houses & Nature são constituídas por quatro casas geminadas, cada uma inspirada num dos quatro elementos – Terra, Ar, Fogo e Água –, que dão o mote para os tons da decoração, moderna e confortável (a partir de: €80). Todas são espaçosas e estão equipadas com uma cozinha aberta para a sala, com capacidade para duas ou quatro pessoas. A Casa Ar, no piso térreo, está adaptada a pessoas com mobilidade reduzida.



Por agora, a lareira é desnecessária, mas quando começar a soprar o vento fresco da vizinha Serra da Estrela, que se vislumbra no horizonte, vai saber bem estar aninhado no sofá a vê-la chispar na madeira de azinho. Este ano o Verão, que de tão quente apressou duas semanas as vindimas por terras do Dão, pede ar condicionado. Ao final do dia, o pátio comum ou a espreguiçadeira no terraço são os spots perfeitos para ver a noite chegar sobre Caldas da Felgueira.



As Casas do Pátio - Country Houses & Nature abraçam o melhor que a região oferece. O pequeno-almoço chega à hora combinada num cesto recheado que privilegia os produtos tradicionais, um repasto que é quase um brunch – saco de pão e croissants, fiambre, queijo, requeijão, compotas, iogurte, granola, fruta, leite, café, chá, sumo de laranja e um muffin caseiro que é uma tentação. Preparados para o dia, pode-se conhecer as vinhas dos Três Maninhos (Palwines), um projeto da família, e outras da região, fazer paddle no Mondego, ir à descoberta das praias fluviais (distam cerca de 45 minutos), fazer passeios de charrete ou a cavalo ou subir às serras, Estrela, Caramulo ou Buçaco (conte com 30 minutos de carro). Se ficar por ali mesmo, pode experimentar um tratamento nas termas das Caldas da Felgueira – durante o período termal, entre 1 de Março e 15 de Novembro, estão vocacionadas para tratamentos do foro respiratório e músculo-esquelético, têm também programas de bem-estar.



As irmãs Minhoto, Catarina e Lídia, a primeira advogada, a segunda educadora de infância, gostam de ficar à conversa com os hóspedes das Casas do Pátio - Country Houses & Nature (Travessa do Comércio, Caldas da Felgueira. Tel. 968 487 975). A paixão que têm por aquela que já foi a casa dos avós é visível. Pensaram tudo ao pormenor quando idealizaram a unidade de turismo em espaço rural, aberta desde 2014, valorizando o conforto e o design e mantendo a traça no granito típico da Beira Alta. Sobretudo, quiseram respeitar a identidade da terra onde cresceram e que ajudam a colocar no mapa.

À noite, o silêncio veste a aldeia. São cerca de meia centena os habitantes e o que falta em animação ganha-se em sossego, afinal, é o que se procura quando se sai dos centros urbanos e nem é preciso fazer um retiro espiritual.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!