Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Sapientia Boutique Hotel: luxo e requinte no alto da colina do saber!

  • 333

Ao lado da Universidade de Coimbra, nasceu um dos mais requintados hotéis da cidade dos estudantes. Cada quarto presta homenagem a um escritor português

Pelas ruas que serpenteiam paralelas ao rio, entre o branco do casario e o passo apressado de estudantes de capa negra que se dirigem às faculdades, quase que se ouve a famosa “Cabra” na Torre da Universidade. O sino, que avisava os futuros doutores que as aulas estavam para começar, é um dos três da torre da Universidade de Coimbra, edificada entre 1728 e 1733. Por ser a primeira das torres universitárias europeias, contribuiu também para que, a par da Alta da cidade e da Rua da Sofia, a Universidade de Coimbra se tornasse Património Mundial da Humanidade.

Mesmo ao lado de todo este património e saber da cidade do Mondego, abriu agora um dos mais elegantes e exclusivos hotéis de Coimbra. O Sapientia Boutique Hotel é, aliás, o único hotel nesta zona, e veio baralhar o jogo hoteleiro da região, oferecendo, depois de dois anos de atribuladas obras, um local único que, a par da Universidade, enaltece a cidade. Saiu do sonho de André Sardet e José Manuel Portugal, e resulta da remodelação de três edifícios dos Séculos XVIII e XIX. Mais do que uma unidade hoteleira, o Sapientia Boutique Hotel é um testemunho da história da cidade, preservada e enaltecida nos pequenos, mas afinal grandes, detalhes de construção do hotel. Pelas paredes de pedra sabiamente preservadas e expostas aos clientes, passaram anos de história, de cultura e de saber, afinal de contas, o fio condutor de toda a unidade hoteleira.



Ao todo, o Sapientia Boutique Hotel apresenta 22 unidades de alojamento, todas decoradas de forma simples mas elegante, onde a vista das janelas se torna um dos grandes atrativos, a par dos livros, outro dos fios condutores do hotel. Numa homenagem à literatura portuguesa, a cada um dos quartos ou pequenos apartamentos, foi atribuído o nome de um escritor com ligação à Universidade, às tertúlias literárias e, não menos importante, à famosa vida boémia coimbrã.

Dos poetas aos romancistas, dos autores clássicos aos pós modernistas, os quartos do Sapientia Boutique Hotel receberam o nome de Eça de Queirós, Luis Vaz de Camões, Mário de Sá Carneiro, Cesário Verde e Fernando Pessoa, bem como o do igualmente imortal escritor de Coimbra, Miguel Torga, sem esquecer Antero de Quental e Fernando Namora. Aliás, cada quarto tem sempre um detalhe de ligação a um dos mestres da língua portuguesa, transformando qualquer pernoita num autentico evento cultural.



Mas o grande segredo deste Sapientia Boutique Hotel está guardado para o topo das escadarias. Lá no alto, com o Pátio e o Paço das Escolas da Universidade como vizinho, “esconde-se” o fantástico “rooftop” que, apropriadamente levou o nome de “Cheio de Estrelas”, com uma vista de 360 graus sobre as águas calmas do Rio Mondego, a vizinha Torre da Universidade e a Via Latina. Logo à entrada, conte ainda com a “Tasca das Tias Camellas”, que replica a tasca mais conhecida de Coimbra do Século XIX, e com o igualmente seleto e retemperador o “Pátio das Camellas”, onde se pode fazer uma refeição ligeira e aproveitar o entardecer com um copo de espumante por companhia. Aqui, um fio de água torna os dias mais frescos, bem como a sombra da centenária nogueira, cujas nozes fazem parte da ementa do procurado e discreto Tapas & Wine bar.



O Sapientia Boutique Hotel (Largo Augusto Hilário, 9, Coimbra. Tel. 239 151 803) apresenta elegantes Double Room, um Loft, Júnior Suites e ainda apartamentos, num total de 22 unidades. Os preços começam nos €115.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!