Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Outeiro Tuías - Manor House: O charme histórico e a beleza das camélias

  • 333

Gon\303\247alo Delgado

Verdadeiro refúgio às portas de Marco de Canaveses, esta unidade de Alojamento Local, dispõe de apenas cinco quartos, recheados de bom gosto e adornados pelos tons coloridos das camélias.

Depois do concerto no Festival Confluências, dia 20 de maio, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, a poucos quilómetros de Marco de Canaveses, Salvador Sobral, vencedor do Festival da Eurovisão com o tema “Amar pelos dois” cruzou os enormes portões da Outeiro Tuías - Manor House e sentiu-se perto do paraíso. Afinal de contas, era tempo de descansar e para trás tinha ficado o primeiro banho de multidão depois de conquistar a Europa.

Salvador Sobral encontrou este sossego na Outeiro Tuías - Manor House, e esse segredo da breve passagem por este espaço ainda hoje seria isso mesmo, um segredo, não tivesse o irmão de Luísa Sobral ficado encantado com o local e o tivesse escrito, de forma sincera e emotiva, no livro de honra desta unidade de Alojamento Local.



Dias depois da passagem discreta do novo herói da canção nacional pela redondezas de Marco de Canaveses, percebe-se facilmente a razão de tanta satisfação. A Outeiro Tuías - Manor House é o refúgio perfeito para quem quer fugir do bulício da cidade e procura um local onde o bom gosto e o conforto andam de mãos dadas com a natureza. E bastam cinco minutos dentro de portas, nos verdejantes jardins rodeados por cameleiras centenárias (as flores também decorarm os espaços interiores) e pintados pelo colorido da vegetação para perceber que este é um local diferente.

A Outeiro Tuías - Manor House, também conhecida como Casa do Outeiro, em Tuías, no concelho de Marco de Canaveses, tem uma longa história. As raízes da propriedade remontam ao século XVII, mas num breve passeio pela quinta circundante é possível perceber que as origens do local, devido aos vestígios arqueológicos remontam à Idade Média.

Nesta nova vida, de Alojamento Local, a história da Outeiro Tuías - Manor House começa em 2013, depois de uma bem sucedida produção local de vinhos. Para já, tem cinco quartos (uma nova suíte está em fase de acabamentos), com preços entre €65 e os €85, todos personalizados e pensados ao detalhe pelos anfitriões que, procurando a sintonia entre o antigo e o conforto, mantiveram a traça original do solar.



A vista dos quartos é privilegiada e uma espécie de segredo bem guardado com vista para o jardim das camélias que, durante a primavera e início do verão, enchem a casa de cor. No verão, garantem, as camélias são substituídas pelas hidranjas azuis e verdes que emolduram a velha fonte em frente à fachada principal, e que leva frescura a todo o espaço. Na zona da piscina, igualmente rodeada de hidranjas, mas também de canas de bambu, o sossego é absoluto, a privacidade total e as tardes ainda mais animadas se acompanhadas por um vinho regional.



Logo pela fresca, mal o dia se espreguiça, os hóspedes da Outeiro Tuías - Manor House são recebidos com um completo pequeno almoço servido na sala centenária da casa, numa só mesa para permitir a ligação cultural entre os hóspedes que acabam por travar longas conversas. Já agora, não há horas para o pequeno almoço acontecer, ficando sempre a mesa pronta para receber os hóspedes, quando assim o desejarem. Conte com diversos doces feitos em casa (os mais desejados são os doces de uva e o de framboesa), pão do dia e bolos acabados de fazer.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!