Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Torre de Palma Wine Hotel: Fim de semana de elogio ao Alentejo

  • 333

No dia 25 de fevereiro, sábado, o Torre de Palma, perto de Monforte, mostra o melhor que o Alentejo pode oferecer, a começar numa feira de produtores e final perfeito à mesa, com um jantar especial a quatro mãos.

Prémio de “Melhor Turismo Rural” na edição 2014 do guia Boa Cama Boa Mesa, o Torre de Palma Wine Hotel, perto de Monforte, é um espaço de charme, devidamente recuperado e que presta homenagem ao Alentejo, a começar pela família Basilii (antigos habitantes das vizinhas ruínas romanas de Torre de Palma que se dedicavam à produção de vinho, azeite e cavalos). Por aqui, passaram também a Ordem de Avis, a coroa portuguesa e até a primeira unidade coletiva de produção do Alentejo (pós 25 de abril), onde os trabalhadores viveram durante anos. O edifício principal, que dá nome à propriedade é datado de 1338!

Hoje, Torre de Palma está convertida num empreendimento turístico de cinco estrelas dedicado ao vinho e às vivências do Alentejo. É composto por 19 unidades de alojamento, que também ajudam a contar a história da propriedade. A título de exemplo, as antigas casas dos ganhões (trabalhadores agrícolas) transformaram-se em oito casas alentejanas (suítes independentes). A unidade conta ainda com uma adega, inaugurada recentemente e onde são produzidos os vinhos Torre de Palma, um restaurante, batizado de Basilii, zona de Spa, piscinas (interior e exterior), capela, espaços para eventos, horta biológica e picadeiro. Veja a reportagem vídeo do Boa Cama Boa Mesa no Torre de Palma Wine Hotel.

Celebrar o Alentejo

É com este enquadramento que no próximo sábado, dia 25 de fevereiro, o Torre de Palma Wine Hotel promove uma feira de produtos e produtores do Alentejo e um jantar a quatro mãos, com o chefe residente, Filipe Ramalho a convidar para a cozinha Gonçalo Queiroz, outro jovem chefe que lidera um interessante projeto gastronómico em Évora, o restaurante Origens. Começando pelo fim, no jantar pode contar com pratos como “Silarcas e Boletus”, com ovos mexidos, silarcas, mioleira de porco, Boletus e ervas da nossa horta, “Açorda Alentejana”, preparada com sardinha seca em pó, espuma de bacalhau, tiborna de pão alentejano, poejo, ovo 65 graus, “Burras, a Horta e a Bolota”, composto por Burras de porco preto alentejano, batata salteada com linguiça, legumes e areia de bolota, e para terminar, “O Porco e a Maçã”, ou seja, boleima (doce regional alentejano) de torresmos, brunoise, mousse e gelado de maçã. O jantar custa €40 (as crianças até 12 anos, pagam metade)

Ao longo do dia, todos os visitantes (o acesso é livre) vão poder conhecer diversos produtos e produtores de referência do Alentejo (no total são 14), como a Terrius (Cogumelos da serra e farinhas de bolota, entre outros), a Barona, que produz cerveja artesanal, as famosas mantas da Mizette, os iogurtes artesanais DaVaca, enchidos alentejanos da Salsicharia Canenese, e ainda um verdadeiro tesouro: açafrão produzido no Alentejo.

Já que este é o fim de semana de Carnaval e muitos vão aproveitar para uma escapadinha, a dois ou em família, o Torre de Palma Wine Hotel preparou um pacote especial, com preços a partir de €150, por noite, em que a terceira noite é oferta. Saiba mais no site do Torre de Palma Wine Hotel.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!