Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

O Revelim: À descoberta da Aldeia Histórica de Almeida

  • 333

Quase junto à fronteira com Espanha, há história em cada rua, aventura em cada trilho e cultura espalhada pelas muralhas. E requinte em cada um dos cinco quartos desta unidade de turismo de habitação.

Diz a história e a arquitetura militar que um Revelim é uma obra de fortificação externa, geralmente com uma forma triangular e que cobre ou então defende uma cortina, por exemplo, entre dois baluartes de uma fortificação. Na vila de Almeida, no interior de Portugal e junto à fronteira, os seis revelins da muralha, com os nomes de Revelim da Cruz ou de São Francisco, da Tasqueira ou da Brecha, de Santo António, de Santa Bárbara ou do Paiol, Doble e Revelim dos Amores são alguns dos locais mais visitados e, ao mesmo tempo, um símbolo da localidade.

Para prestar homenagem a estes ícones da arquitetura militar, abriu recentemente numa das tradicionais ruas da vila O Revelim, um turismo de habitação que aproxima os hóspedes da história, num ambiente de elegância e de requinte. São apenas cinco os quartos que misturam o rústico com o moderno, também chamados revelins, numa alusão a cinco dos seis revelins que protegem a Praça de Almeida. Para fazer companhia aos dias frios há ainda duas salas com lareira, duas cozinhas equipadas e ainda um pequeno bar de apoio, perfeito para um chá ou uma outra bebida no fim de um passeio pela região, ou antes de aproveitar o contemplativo terraço com vistas sobre a Aldeia Histórica de Almeida.

A oferta de O Revelim é muito mais do que a de um turismo de habitação. Além do já referido requinte colocado em cada pormenor, do conforto patente em cada um dos detalhes deste espaço que parece uma habitação familiar, há a preocupação de enaltecer a localidade e ainda de mostrar a cada visitante pedaços da história e da cultura local. Por marcação há visitas guiadas pelas ruas da vila e até a possibilidade de conhecer a Vila de Almeida numa elegante charrete puxada por dois magníficos cavalos, entre outros programas, consoante a estação do ano. Caso prefira visitas mais radicais, há bicicletas (preços são sob consulta) para alugar e para descobrir a vila e arredores a pedalar.

Com uma localização perfeita para quem procura conhecer as aldeias históricas da região, O Revelim está a pouco mais de 15 minutos das Aldeias Históricas de Castelo Mendo e Castelo Rodrigo, a apenas 30 minutos da cidade medieval espanhola de Ciudad Rodrigo e das gravuras rupestres de Siega Verde, classificadas como Património da Humanidade.

Todas as manhãs, à mesa de O Revelim, no pequeno-almoço, desfila também toda a região em pequenos pratos cheios de produtos tradicionais. Do sumo das laranjas acabadas de colher até ao pão acabado de sair do forno, há tudo para que aquela que deve ser a mais completa e importante refeição do dia comece a preceito. Não deixe de provar os enchidos, da marca Felipe Muñoz e Hijos e até de fazer uma visita à unidade industrial e conhecer todo o processo de fabrico.

Os cinco quartos de O Revelim (Rua dos Combatentes Mortos pela Pátria, 42, Almeida. Tel. 271 571 063) custam a partir de €70.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!