Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Monte do Cardal: Charme, conforto e silêncio, a dois passos de Odeceixe

  • 333
1 / 7

Monte do Cardal
2 / 7

Monte do Cardal

Monte do Cardal
3 / 7

Monte do Cardal

Monte do Cardal
4 / 7

Monte do Cardal

Monte do Cardal
5 / 7

Monte do Cardal

Sofia Monteiro

Monte do Cardal
6 / 7

Monte do Cardal

Sofia Monteiro

Monte do Cardal
7 / 7

Monte do Cardal

Este novo alojamento rural da costa Vicentina convida a dias lentos e a noites debaixo das estrelas. De verão ou de inverno, é um pequeno paraíso escondido, que respira charme e conforto. Por Nelma Viana.

A meio caminho entre Odeceixe e Aljezur, num dos cruzamentos com mais sinais de trânsito da EN 120, um paraíso escondido tem vindo a ganhar notoriedade e... hóspedes. Aberto desde 5 de junho, o Monte do Cardal está a conquistar aqueles que procuram a serenidade da paisagem alentejana, sem dispensar o movimento da região que, mesmo durante os meses mais frios, não deixa de receber as habituais romarias de turistas e surfistas, em busca de praias selvagens e da oferta variada de restaurantes e bares.

Mas, voltemos ao que interessa. O Monte do Cardal foi desenhado e concretizado pelas mãos de um casal inspirador, que não quis deixar morrer uma herdade que já estava na família há algumas décadas. Apesar dos imprevistos, foi capaz de transformar o terreno árido num dos alojamentos rurais mais charmosos da Costa Vicentina.

Com uma arquitetura que não foge à corrente estética da região, onde predominam a pedra trabalhada, o xisto e a madeira, a organização do espaço do Monte do Cardal está pensada para criar verdadeiros momentos de calma e relaxamento.  Os seis quartos da unidade desenvolvem-se em torno da enorme piscina exterior e estão equipados com casa de banho privativa, wi-fi, televisão e um pequeno bar de chá. As unidades de alojamento têm ainda um amplo terraço com vista para a piscina. Por lá, as espreguiçadeiras e sofás convidam a uma tarde de sol ou uma noite serena acompanhada por um copo de vinho branco bem fresco que os donos fazem questão de oferecer a quem os visita. Tal e qual como fazem com os amigos. A pensar na oferta para as famílias ou grupos maiores, existem três villas duplex completamente equipadas com kitchenette, dois quartos (um é suíte), casa de banho, varanda e sala de estar.

Luxo e conforto

A decoração, pensada ao pormenor por Carla Simões, varia entre os apontamentos rústicos como as mantas de lã e os lençóis imaculadamente brancos e as antigas cabeceiras de madeira, que ganharam agora nova vida com algum trabalho de restauro. Existem também peças mais modernas e estilizadas que, em harmonia perfeita, conseguem criar um ambiente de excelência, onde conforto e luxo andam de mãos dadas.

Apesar de ainda não servir refeições - um dos planos para pôr em marcha no próximo ano - o pequeno-almoço (incluído na estadia) já deixa antever a seleção criteriosa de produtos locais, que serve de montra do que melhor se produz na região. As compotas caseiras, o queijo e os enchidos não podiam faltar, bem como o sumo de laranja fresquíssimo, o pão de alfarroba e de batata-doce - trazido ali do lado, do Rogil - e os croissants franceses acabados de sair do forno.

O Monte do Cardal tem ainda uma sala de convívio comum com lareira, ideal para as noites frias de inverno, uma horta de ervas aromáticas e muito espaço livre para fazer caminhadas, passear de bicicleta ou, simplesmente, contemplar a cala e o silêncio da planície. Preços a partir de €75.

Monte do Cardal
Lugar do Cardal, Odeceixe
Tel. 968 154 004

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook!
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.