Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

O Paraíso Escondido da Costa Vicentina

  • 333
1 / 12

2 / 12

3 / 12

4 / 12

5 / 12

6 / 12

7 / 12

8 / 12

9 / 12

10 / 12

11 / 12

12 / 12

Parece impossível, mas ainda existem recantos completamente desconhecidos em pleno Alentejo. Neste Paraíso Escondido, o que custa é regressar a casa.

Parece impossível, mas ainda existem recantos completamente desconhecidos em pleno Alentejo. Neste Paraíso Escondido, o que custa é regressar a casa.

O cenário é diferente daquele a que estamos habituadas nos postais turísticos alentejanos. Aqui não há sobreiros nem oliveiras, nem planícies a perder de vista com o dourado das sementeiras. Neste Paraíso Escondido, em Casa Nova da Cruz, São Teotónio, Odemira, há árvores altas, lagos refrescantes e verde a perder de vista. Há, como é comum no Alentejo, um silêncio reconfortante que serve de companhia. Uma vez ultrapassados os portões da propriedade e alcançada a zona da habitação, o difícil é querer regressar à confusão e ao bulício das grandes cidades. Aliás, foi precisamente a calma e a aparente dificuldade em fazer com que os amigos regressassem às suas casas que levaram o casal Berny Serrão e Glenn Cullen a abrirem a casa de família ao público.
Depois de dez anos de obras, licenças, avanços e retrocessos, finalmente conseguiram começar a receber hóspedes nesta simpática casa debruada a amarelo, onde o tempo parece passar ainda mais devagar. Mais do que uma unidade de turismo de habitação, este Paraíso Escondido é um lugar que deve ser visto como uma casa particular onde somos recebidos como se fossemos amigos de longa data. As refeições, normalmente longas e dialogantes, são feitas numa grande mesa onde tudo se partilha, em especial as conversas. A própria preparação da comida é também uma espécie de tarefa comunitária, sentindo-se cada um impelido a colaborar e a ir virando um dos nacos de carne que grelha lentamente nas traseiras junto à cozinha. Sugere-se que não se enfrente uma refeição com a ideia de ter o tempo contado. É muito provável que o almoço comece às 15h00 e acabe só lá pelas duas da manhã.
Na hora de descansar não perca o bom gosto e a simplicidade com que a casa esta decorada. Ao longo das paredes há memórias familiares que são, sem pudor, partilhadas com os visitantes e que ajudam a cimentar o conceito familiar que os proprietários pretendem imprimir a este espaço. Dentro da suite principal, que leva o nome de Erva Príncipe, ou dos quartos Tília, Malvas, Hortelã-Pimenta e Lúcia-Lima, volta o bom gosto a andar de mão dadas com a tranquilidade, o sossego e a natureza, de uma forma única e difícil de replicar. Há também um estúdio possível de ser alugado, junto à casa principal. Além do atendimento personalizado e do serviço familiar, o Paraíso Escondido pode ainda organizar sessões de massagens tailandesas no Spa, workshops de gastronomia e ainda as já referidas duas piscinas para dias completos de relaxamento e tranquilidade.

Com preços que oscilam entre €125 e €150, cada noite neste Paraíso Escondido é uma experiência única e difícil de igualar, numa espécie de Éden, daqueles que o Alentejo guarda, mas que poucos ainda conseguiram aproveitar.

Paraíso Escondido
Casa Nova da Cruz
São Teotónio, Odemira
Tel.: 912470206

*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook!