Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Quinta das Lavandas: A nova cor do Alentejo

  • 333
1 / 15

2 / 15

3 / 15

4 / 15

5 / 15

6 / 15

7 / 15

8 / 15

9 / 15

10 / 15

11 / 15

12 / 15

13 / 15

14 / 15

15 / 15

Delicadas, vibrantes e aromáticas, assim são as lavandas, que dão muito mais do que o nome a esta unidade de agroturismo no Alentejo. Por Ana Margarida Santos

Delicadas, vibrantes e aromáticas, assim são as lavandas, que dão muito mais do que o nome a esta unidade de agroturismo no Alentejo. Por Ana Margarida Santos

Em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, envolvida por campos de lavanda, encontramos a Quinta das Lavandas. O violeta é a cor predominante deste espaço, mas há também lugar para o branco, o rosa, o vermelho e as várias tonalidades de lilás que o povoam.

Apelidada de Provença do Alentejo, devido à extensão da cultura de lavanda e lavandim grosso (uma espécie híbrida), a propriedade conta também com um "museu" ao ar livre, onde está exposta uma coleção com mais de 40 variedades.

Um perfume doce e floral, com uma nota balsâmica, percorre toda a propriedade, entrando nos edifícios sem pedir licença.

As cores e a flora dos espaços exteriores são transportadas para os sete quartos (€90 a €120), criando ambientes distintos. Oliveira, lavanda, lavandim, rosmaninho (a variedade de lavanda portuguesa), giesta, castanheiro e carvalho são as espécies representadas.

Grande parte da vida da quinta desenvolve-se em torno da lavanda e da sua cultura. É possível aprender a fazer objetos artesanais, como saquetas de cheiros, almofadas térmicas e rocas, ou participar em ateliês e seminários sobre as aplicações da lavanda em áreas como a cosmética e alimentar.

A lavanda chega também à mesa deste alojamento, através de azeite e mel aromatizados, tisanas, biscoitos e gelados.

No alambique, construído de raiz para a destilação artesanal de lavanda, é utilizada uma técnica de arrasto de vapor milenar, originando óleos essenciais e águas florais, utilizados na linha de cosméticos com o selo da quinta.

Com um olival secular, um pomar e uma pequena vinha, este empreendimento diversifica e explora a vertente agrícola da quinta em toda a sua amplitude, assumindo-se como auto-sustentável.

O hóspede pode ainda aproveitar para explorar a área circundante, de bicicleta ou a cavalo. Visitar os locais pré-históricos da quinta, tomar banho na barragem da Póvoa e Meadas e fazer uma caminhada por entre os afloramentos rochosos são outras das propostas disponíveis.

Para quem procura uma estadia mais serena, tem oportunidade de desfrutar tranquilamente de um livro da biblioteca, enquanto relaxa no terraço ou dar um mergulho na piscina exterior, apreciar o pôr-do-sol na planície alentejana, observar o céu estrelado ou as aves da região.

Durante o mês de julho a floração das lavandas atinge o seu esplendor, sendo o período ideal para contemplar, fotografar ou simplesmente deixar-se inebriar pelo seu aroma.

III Festival da Lavanda e Outras Ervas Aromáticas
Com o objetivo de divulgar e estimular o cultivo de ervas aromáticas - em particular da lavanda - no concelho de Castelo de Vide, realiza-se no domingo, dia 29 de junho, o III Festival da Lavanda e Outras Ervas Aromáticas.

A história da Quinta das Lavandas e do festival estão intimamente ligadas. A primeira edição deste certame decorreu há três anos, aquando a inauguração do empreendimento turístico.

A Quinta das Lavandas vai ser um dos cenários principais do III Festival da Lavanda e Outras Ervas Aromáticas, onde durante toda a manhã decorrem atividades que têm as lavandas como protagonistas.

Para além de poderem visitar a quinta e passear nos campos floridos, os visitantes têm a oportunidade de assistir ao processo de destilação, fazer um workshop gratuito sobre cosmética natural à base de lavanda e aprender a fazer massagens com óleos essenciais produzidos na quinta. No aromático jardim, haverá ainda uma sessão de ioga com taças tibetanas.

Ainda no âmbito deste festival, o Parque João José da Luz, em Castelo de Vide, acolhe um mercado de produtos locais e hortícolas, bem como a venda de artesanato relacionado com lavanda.

 

Quinta das Lavandas
Castelo de Vide
Tel.: 245 919 133 

 

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook!
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.