Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

BCBM TV

Rui Simeão: Segredos do sal de Tavira

  • 333

Empresa familiar, em atividade há cinco gerações, a Rui Simeão Sal Tavira, explora salinas no Parque Natural da Ria Formosa.

Se o sol se levanta intenso, é dia bom para a salina da empresa Rui Simeão Tavira Sal. A água evapora até se obter um ingrediente fundamental na cozinha portuguesa: o sal. A cristalização vai acontecendo à superfície da água, em finas películas de flor de sal. De três em três semanas, sensivelmente, vai sendo também retirado o sal que em simultâneo se foi cristalizando no fundo... O saber vem de trás: esta empresa familiar está em atividade há cinco gerações, mais precisamente desde 1901.

Os 13 hectares que compõem esta salina de argila, localizada no Parque Natural da Ria Formosa, a 500 metros da barra de Tavira, foram progressivamente adaptados à salicultura. Todos os anos saem daqui entre 40 a 80 toneladas de flor de sal e entre 800 a 1200 toneladas de sal.

Tanto o sal (a partir de €0,45/kg) como a flor de sal de Tavira (a partir de €5/kg) são produtos de Denominação de Origem Protegida desde 2013 e aderiram também ao programa Portugal Sou Eu, que visa promover o que de melhor se faz ao nível da produção nacional.

A reportagem sobre a empresa Rui Simeão Tavira Sal foi emitida no âmbito do décimo episódio da sexta temporada do programa Boa Cama Boa Mesa dedicado a Tavira e Castro Marim e que estreou na SIC Notícias, no dia 25 de junho de 2016.

O programa Boa Cama Boa Mesa, que tem o apoio da Sociedade Ponto Verde, Samsung e Portugal Sou Eu e é produzido pela InfoPortugal e pela GMK.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!