Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

BCBM TV

Restaurante Ribamar: Os tesouros do mestre Hélder Chagas

  • 333

Este não é um tradicional restaurante de peixe no carvão, que também serve e bem, mas sim um espaço para descobrir alguns dos tesouros que o mar rico da região tem para oferecer, pela mão de Hélder Chagas.

Perfeita a localização deste espaço, na Avenida Marginal de Sesimbra, com a brisa a refrescar a esplanada e a embalar quer o almoço quer o jantar. Nos dias mais frios a sala permite ver-se à mesma a ondulação, como se fosse um porto de abrigo, com os aromas da cozinha a compensar o estar dentro de portas. Aqui, trata-se o peixe com respeito e dedicação, esteja Hélder Chagas ao comando ou Rita, herdeira da paixão e do talento do pai.

O restaurante Ribamar celebrou 65 anos de existência, em 2015. Continua a ser um dos mais luminosos faróis da cozinha de sabor a mar praticada e servida em Portugal. O mestre Hélder Chagas, cada vez mais dedicado a Tróia, já passou o testemunho à filha, Rita que tem dado um colorido diferente a novos pratos, sem que isso coloque em causa a essência da casa.

Este não é um restaurante de peixe no carvão, que também serve e bem. Este é um espaço para apreciar, conhecer e elogiar alguns dos tesouros que o mar rico da região tem para oferecer, das Ostras do Sado, às Ovas de choco, do Ouriço do Espichel ao Preguinho de Espada. Imperdível, a Sopa rica de peixes e mariscos (€40, para duas pessoas).

O restaurante Ribamar (Avenida dos Náufragos, 29, Sesimbra. Tel. 212 234 853) complementa a oferta com um espaço de sushi, mesmo ao lado.

A reportagem sobre o restaurante Ribamar integrou o décimo primeiro episódio da segunda temporada do programa Boa Cama Boa Mesa, que estreou na SIC Notícias, no dia 13 de junho de 2015. O programa Boa Cama Boa Mesa, que tem o patrocínio da Nissan e da Amore Nostrum, e o apoio da Sociedade Ponto Verde, é produzido pela InfoPortugal e pela GMK.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!

  • Mar Adentro: Entre o sashimi de tainha e a boga de mar

    O Bela Vista Hotel & Spa, organizou, em parceria com a Amuse Bouche, um fim de semana dedicado à sustentabilidade do mar que reuniu diversos chefes e deu a conhecer alguns peixes menos óbvios da nossa costa. Fotos: Paulo Barata